27 de set. de 2010

O Dia da Árvore

Foto: Tarcísio Costa
Foto: Tarcísio Costa

Dia 21 de Setembro, 11:40h, 6º horário, Turma 502, EEEFM RIO CAETÉ....
Dia 21 de Setembro tradicionalmente se comemora o dia da árvore. Talvéz ném todos lembrem desta data, mas o curioso é que dificilmente nossos alunos mais jovens, de modo geral aqueles que cursam a 5ª série, esquecem datas comemorativas como essas. Pode-se associar a lembrança ao fato terem feito muitas atividades com a "tia" lá na 1ª à 4ª série em alusão a essas datas.
O que me chamou mais a tenção este ano porém não foi somente o fato de lembrarem a data, mas de modo curioso, como geralmente são, investigarem a orígem de um barulho que encomodava minha aula de geografia naquele dia em que desvendávamos "os segredos da escala cartográfica". De posse de muita energia, logo descobriram de onde vinha o barulho externo, era um machado sendo manuseado por homem que não media esforços para derrubar uma árvore do lado de fora da escola.
Críticos, logo repudiaram o ato com suas famosas frases " professor, estão cortando a árvore logo hoje que é o dia da árvore!!", "acho que ele não sabe que hoje é dia da árvore né professor?" e por aí vai....
Não poderia deixar esse momento oportuno escapar sem aproveitar uns minutos da aula para motivá-los pela preservação ambiental e é claro registrar o acontecemento com a única mídia dísponivel, o celular!!  tirei umas fotos para registrar que aquele seria o último dia para aquela árvore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário