20 de set de 2010

Geógrafo x Professor de Geografia

No Brasil, um Geógrafo é o profissional que fez o Bacharelado em Geografia, legalmente habilitado através da Lei 6664/79, no qual remete-se ao registro no CREA de seu estado.
A diferenciação profissional entre um Geógrafo e um Professor de Geografia é que o Geógrafo possui habilitação para emissão de pareceres técnicos, desde que regularmente associado ao CREA, assim como para a elaboração de EIA/RIMA, podendo também prestar concursos públicos para quadros estatais que precisem de bacharelados.

Já o professor de Geografia é o profissional que tem titulação de Licenciado em Geografia, podendo exercer legalmente apenas as funções de docência, do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental (antigas 5ª a 8ª série), e todo o Ensino Médio. Portanto, Geógrafo não é professor e Licenciado em Geografia não é Geógrafo, assim como licenciado em Biologia, Química etc... não é Biólogo, Químico e etc...  tudo isso pode ser consultado no Site do MEC, porém há uma diferença no caso da Geografia, pois o graduado dependendo do curso e da Universidade na qual ingressou pode ser duplmente habilitado, possuindo tanto o grau de Geógrafo (bacharel) quanto de Licenciado em Geografia ( professor ).


Nenhum comentário:

Postar um comentário