13 de abr. de 2009

“A Geografia - isso serve, em segundo lugar, para fazer o Turismo”

“A Geografia - isso serve, em segundo lugar, para fazer o Turismo”
A ciência Geográfica é dinâmica, e acompanha as mudanças e anseios da sociedade em cada momento histórico. Como no início dos registros e descrições dos lugares e características dos povos recém descobertos, na coleta e análise de dados estatísticos, nas potencialidades de cada região em busca de recursos naturais, como atualmente o entendimento do espaço geográfico em suas múltiplas dimensões, no estudo das relações homem e natureza.
Quando Yves Lacoste publicou o livro intitulado com a frase celebre “A Geografia: Isso serve, em Primeiro Lugar, para Fazer a Guerra[1]”, responde a tais questões e alerta para as conseqüências que ocorrem nas populações atingidas pela “organização” de seus espaços, conclamando os geógrafos a assumir uma posição militante contra a instrumentalização da geografia pelos interesses estatais ou privados.
Atualmente percebemos o Turismo ascendendo como uma das mais promissoras atividades capitalistas, e categorias e termos de cunho geográficos também são apropriados por esse ramo econômico: paisagem, território, espaço, região, natureza, globalização, consumo, lazer, capitalismo.
Neste sentido características geográficas de vários lugares (clima, cultura, localização, relevo, idiomas, economia) são utilizadas como atrativo turístico, são referencias básicas para o turista interessar-se a visitar e conhecer esse lugar. Logo a explicação para a afirmação “A Geografia - isso serve, em segundo lugar, para fazer o Turismo”, diante da utilização e necessidade de informações geográficas para a atividade turística.
No entanto a ciência Geográfica não fica só no registro de informações pontuais dos lugares, é algo mais complexo, holístico, agrega todos esses fatores no estudo do espaço geográfico, seu objeto de estudo e análise, nas diversas relações da sociedade com o ambiente natural.
[1] LACOSTE,Yves. A Geografia: Isso serve, em Primeiro Lugar, para Fazer a Guerra.Campinas: Papirus, 1988.
[2] Organização Mundial de Turismo (OMT), uma agência especializada das Nações Unidas e a principal organização internacional no campo do turismo.

11 de abr. de 2009

Gincana, a torcida!

A galerinha que fez barulho na torcida... parabéns pessoal!!!!!

10 de abr. de 2009

Gincana Cultural

No dia 03 de abril após dias de dedicação e muito trabalho realizamos nossa gincana cultural. Os coordenadores do turno da manhã Profª Kátia, Profª Lina, Profª Marcelita e Prof. Tarcísio (eu) tivemos muito trabalho, no entanto não medimos esforços para incentivar nossos alunos a participarem. Modéstia a parte, nossa participação foi um sucesso!! agradeço a todos e a todas que nos ajudaram na execução das tarefas. Valeu! na foto estamos juntos com nossa Rainha da gincana, a aluna Luana do 2º ano. Parabéns !!!!

Uma escola que surpreende!!!!!!

veja os comentários que a equipe da Ctae fez sobre nossa escola...

Após a cerimônia de lançamento do Projeto Aluno Repórter e entrega do Kit Tecnológico Rádio Escola, a equipe da Ctae foi convidada a participar da cerimônia de comemoração do décimo terceiro aniversário da Escola Rio Caeté.

Ao visitarmos a Escola Rio Caeté encontramos, talvez, a mais organizada e bem sucedida unidade escolar da rede estadual do Pará.

O prédio é lindo e muito bem administrado pela diretora vermelha, que vem se mostrando uma das melhores administradoras de escola da rede estadual de ensino. Não é somente o prédio que é lindo, mas, principalmente, a sensação de pertencimento que a comunidade tem da escola. O sentimento de orgulho e compromisso com a educação que demostram o corpo docente, discente e toda a comunidade, os quais inovaram, inclusive, quando mandaram colocar outdoor na cidade e produziram um vídeo sobre a escola que foi veiculado na televisão local.

Gostaríamos que todas as nossas escolas fossem assim. Tivemos vontade de não retornar de Bragança!!!!

diretora_vermelha

A diretora vermelha

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e por FURNAS Centrais Elétricas S/A entre alunos de todas as séries do ensino Fundamental e Médio em todo território nacional.
Os alunos da escola Rio Caeté participarão entre os meses da abril e maio de atividades da XII - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA - que este ano comemora o Ano Internacional da Astronomia. A primeira atividade que os alunos desenvolverão serão desenhos para o concurso de desenhos do ano internacional de astronomia, todos os alunos que quiserem concorrer podem participar ( os avisos e informes estão fixados nas salas). Este trabalho é mais uma iniciativa dos professores e gestão escolar que incentivam a participação dos nossos alunos em eventos educacionais desse porte, um reflexo que vimos na participação da escola na Olimpíada de Imformática, única na região bragantina e uma das poucas do Pará a participar. Os trabalhos da XII OBA estão sendo apoiados pelos professores e coordenadores: Iraci, Kátia, Lina e Tarcísio. Esperamos a participação de todos!!!! por Tarcísio Oliveira.

5 de abr. de 2009

Contatos

Orkut: taolco@gmail.com
MSN : cisocosta@hotmail.com
Twitter: @TarcisioO_C 
fone: 91068566 /  82615379

1 de abr. de 2009

Sobre mim

Olá! sejam bem-vindos ao meu blog.

Sou o professor Tarcísio, sou formado em Geografia bacharelado e licenciatura plena pela Universidade Federal do Pará, especialista em Geografia da Amazônia. Atualmente trabalho no quadro docente da SEDUC - PA, prof. AD-4, nas escolas EEEFM RIO CAETÉ e  EEEF LEANDRO LOBÃO, atuando nas disciplinas Geografia e Estudos Regionais ( comumente chamada de Estudos Amazônicos). Desde o início de 2010 faço parte do quadro do PARFOR no IFPA- BRAGANÇA - pólo SALINAS,  ministrando a disciplina Produção do espaço geográfico como professor bolsista pesquisador II...